Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A' Cerca de Coimbra



Sexta-feira, 16.04.21

Contributos para a toponímia da região de Coimbra

O Dr. Mário de Araújo Torres colocou mais uma pedra, a quinta pedra, no caminho que vem percorrendo na divulgação de obras sobre a história de Coimbra.

Caminho a todos os títulos louvável e muito meritório que passa pela reedição, acompanhada por comentários da sua responsabilidade, de obras há muito esgotadas. Redições por inteiramente custeadas.

Refiro-me, hoje, ao lançamento do livro Contributos para a toponímia da região de Coimbra.

F 1.jpg

Obra que Mário de Araújo Torres descreve da seguinte forma.

Prosseguindo a reedição de obras sobre a história da cidade de Coimbra e sua região, recolhem-se na presente coletânea um conjunto de textos relacionados com a toponímia conimbricense.

Trata-se de testos originariamente saídos em publicações periódica: os de José Leite de Vasconcelos e de Amadeu Ferraz de Carvalho na revista «O Instituto» em 1934, o de Vergílio Correia na revista «Biblos» em 1940, e o de Joaquim da Silveira na «Revista Lusitana» entre 1913 e 1941, tendo dos três primeiros sido extraídas separatas de reduzida tiragem, o que torna difícil o seu acesso à generalidade do público.

F 2.jpg

Apesar de esses textos partilharem diversificadas preocupações cientificas (arqueológicas, etnográficas, filológicas e etimológicas), em todos se recolhem importantes contributos para a toponímia de Coimbra e região.

Em complemento, reproduzem-se nas partes correspondentes à área do atual distrito de Coimbra, os dados constantes do «Numeramento do Reino de Portugal», ordenado por D. João III, em 1527, integrados nos registos das então designadas Comarcas da Estremadura e da Beira. Esse primeiro censo populacional feito em Portugal, documento fundamental para a história da demografia portuguesa, reveste-se de relevante interesse para o estudo da evolução da toponímia da região.

Pela minha parte fica um agradecimento público, o qual julgo partilhado por muitos outros conimbricenses.

Rodrigues Costa

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Rodrigues Costa às 23:02


5 comentários

De Américo Oliveira a 27.08.2022 às 02:16

Estou de momento a procurar a localização da Rua do Vento que sei ter pertencido à antiga freguesia de São Pedro, em Coimbra. A referência a esta rua foi encontrada num documento datado de 1705. Procuro por ajuda nesta pesquisa.

De Rodrigues Costa a 27.08.2022 às 11:00

José Pinto Loureiro, na Toponímia Conimbricense (2 volumes) não refere esse topónimo.
Sugiro a seguinte bibliografia que está disponível na net:
. Octávio Cunha Gonçalves Simões Augusto. A Baixa de Coimbra em finais da Idade Média: Sociedade e cotidiano nas freguesias de S. Bartolomeu e Santiago;
. Octávio Cunha Gonçalves Simões Augusto. A Praça de Coimbra e a afirmação da Baixa. Origens, evolução urbanística e caracterização social.
Alerto para o facto de que não havendo nesse tempo um registo da toponímia, muitas vezes os tabeliães escreviam o que lhe diziam e daí surgirem, de quando em vez, designação toponímicas que não correspondiam às mais usuais e que chegaram até nós.

De Américo Oliveira a 27.08.2022 às 16:22

Esta informação consta de uma assento de óbito da freguesia de S. Pedro onde a pessoa em causa vivia e veio a falecer. Tanto quanto sei, esta freguesia, há muito extinta, localizava-se na Alta de Coimbra, paredes meias com a Universidade. Em todo o caso vou consultar as obras que me sugere. Muito obrigado.

De Rodrigues Costa a 27.08.2022 às 16:48

A minha indicação de bibliografia dei-a na perspetiva de se tratar de uma rua da Baixa. Embora seja interessante, penso quea mesma não responderá à sua questão.
Assim, o meu conselho vai no sentido que espere o regresso de férias, início de setembro, da Dr.ª Paula França, responsável pelo Arquivo Histórico da Camara de Coimbra, que penso será a Pessoa certa para lhe dar a ajuda de que precisa.

De Américo Oliveira a 27.08.2022 às 17:59

Muito obrigado pela sugestão. No início de Setembro, falarei com a Drª Paula França.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Abril 2021

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930