Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A' Cerca de Coimbra



Sábado, 25.09.21

Coimbra: Visita de D. Pedro V à Universidade em 1860

O Arquivo da Universidade de Coimbra acaba de publicar em https://www.uc.pt/anossauc/centrodoconhecimento/visita_regia/, mais um interessante documento que se reveste de particular interesse dado que retrata usos e costumes totalmente diferentes dos praticados na atualidade.

Acrescentamos, apenas, uma pequena explicação relacionada com a ponte da Água das Maias, referida no texto, por a maior parte das pessoas já não a conseguir identificar nem localizar.

Foto Varela Pécurto. In Voar sobre Coimbra.jpg

Foto Varela Pécurto. In: Voar sobre Coimbra. Produção BDMP, Lda. para as 24 horas Culturais de Coimbra, 2013. Imagem cedida por Carlos Ferrão

De acordo com o que José Pinto Loureiro escreve no volume I da sua Toponímia Coimbrã, pg. 27-30, Água de Maias é um topónimo documentado na cidade desde finais do século XII. Na zona, em época não identificável, foi construída uma ponte de pedra sobre a Ribeira de Coselhas, ligando a rua da Figueira da Foz à do Padrão. Por essa ponte passava todo o trânsito que se dirigia para o norte do País e o que dali vinha em direção à cidade de Coimbra.

Corresponde à atual Rotunda de Água de Maias, nome que lhe foi atribuído pelo Município de Coimbra através de uma deliberação de 17 de julho de 1959, mas que, comummente e erradamente, é conhecida por rotunda da Casa do Sal.

Por isso, com a devida vénia, apresentamos e transcrevemos o que, acerca dele, foi dito.

O Reitor da Universidade, Basílio Alberto de Sousa Pinto, fez publicar, em 26 de novembro de 1860, o programa aqui apresentado saído da Imprensa da Universidade. Deste programa constava, precisamente, a forma como o Rei D. Pedro V deveria ser recebido, nos dias 27 e 28 de novembro de 1860.

Visita régia. 1860 1.jpg

AUC-IV-3.ªE-9-2-1.

Revela todos os passos dessa visita, cujas manifestações de júbilo, pela presença régia, se fizeram logo sentir, com o lançar de girândolas de foguetes e o repicar do sino da Torre da Universidade, mal foi avistada, por uma vigia que ali estava na Torre, a chegada do cortejo real, à ponte da Água das Maias.

Pedro-V-por-W.-Corden.jpg

D. Pedro V, por W. Corden. Imagem acedida em Pedro V de Portugal - Bing images

No seu regresso de uma viagem ao Porto, à Exposição Agrícola, parou em Coimbra por dois dias, visitando a Universidade e seus departamentos. Presidiu à entrega dos prémios aos alunos, no dia 28, a que se seguiu o beija-mão real, por todo o Corpo Académico. D. Pedro V manifestou o desejo de regressar, mais demoradamente, num ano próximo, visita que não foi concretizada, pelo falecimento prematuro do monarca, em 1861.

D. Pedro V 2, a publicar.jpg

D. Pedro V, imagem acedida em Pedro V de Portugal - Bing images

AUC. Visita Régia de D. Pedro IV à Universidade. Coimbra, 26 de Novembro de 1860. Acedido em

https://www.uc.pt/anossauc/centrodoconhecimento/visita_regia/

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Rodrigues Costa às 19:15



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Setembro 2021

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930