Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Painel de São Bartolomeu
Painel do terceiro retábulo lateral do lado do evangelho na igreja de Santa Clara-a-Nova. Op. cit., pg. 88
O painel do retábulo alusivo a São Bartolomeu reproduz um portal por onde quatro clarissas recebem São Bartolomeu que se encontra prostrado à porta. Em primeiro plano destaca-se o apóstolo de barba e cabelos curtos que entrega um papel à freira que avança sobre ele. Atras desta, outras três religiosas acompanham e testemunham a entrega representada. O papel que é entregue contém uma inscrição onde se lê: STELLA CÆ/ÆLI EXTI/RPAV[I]T. Na edícula de remate do retábulo figura um coração.
Painel do terceiro retábulo lateral do lado do evangelho na igreja de Santa Clara-a-Nova, pormenor. Op. cit., pg. 88
A cena do painel alude ao episódio milagroso em torno da figura de São Bartolomeu, que se desenrolou no mosteiro de Santa Clara de Coimbra. Segundo relatou Frei Manoel da Esperança em 1666, quando o surto de peste que se alastrava pela Europa chegou a Coimbra, as clarissas dirigiram as suas orações aos apóstolos no sentido de identificar a qual deveriam recorrer para se livrarem do mal que se adivinhava pela cidade. Acendendo círios com os doze nomes, fora o de São Bartolomeu o último a se apagar, elegendo-o como seu advogado.
… A iconografia representada no painel é exclusiva da casa clarissa de Coimbra sendo apenas figurada no seu contexto particular.
Painel de São Pedro de Alcântara
Pormenor do painel que se encontra a rematar a entrada principal da igreja de Santa Clara-a-Nova. Op. cit., pg. 92
O painel que se encontra a rematar a entrada principal da igreja [representa] Santa Teresa, no canto inferior esquerdo, é interrompida na sua escrita pela aparição de São Pedro de Alcântara que ocupa mais de metade do painel envolto de nuvens e anjos. Ao fundo, a paisagem é representada com um sol encoberto pela metade por montanhas, por uma igreja e por dois franciscanos que caminham lado a lado estando a figura aureolada do lado esquerdo apontando para o céu e segurando uma vara na mão esquerda. A santa carmelita, envolta de uma estrutura arquitetural em formato de L, traja o hábito da sua ordem, estando ajoelhada junto a uma mesa de toalha vermelha com um livro aberto, uma pena e um tinteiro, representada com auréola de santo e abrindo os braços em gesto de surpresa. De igual modo se encontra o santo franciscano, que abre os seus braços olhando para Santa Teresa por baixo de si.
Circundando-o, os agitados anjos e cabeças de anjo aladas celebram a glória do santo, envoltos em nuvens. Os anjos alados seguram sete objetos simbólicos relacionados com os atributos de São Pedro de Alcântara representando: uma cruz, uma palma, uma coroa de rosas, um ramo de lírio, um livro, o cinto de corda franciscano, e cilício e disciplinas com as quais o santo se martirizava.
A composição apresenta um grande sentido de agitação e movimento.
Pormenor do painel que se encontra a rematar a entrada principal da igreja de Santa Clara-a-Nova, pormenor. Op. cit., pg. 92
Santa Teresa é identificada pelo hábito carmelita, pela pena e o livro, remetendo para a sua vastíssima produção literária. São Pedro de Alcântara veste o seu traje franciscano e é identificado pelos atributos que os anjos seguram. A cena do fundo remete para um milagre da vida do santo em que este caminhou acompanhado sobre as águas do rio Guadiana.
Carvalho A. R. A. Os Retábulos da Nova Igreja do Mosteiro de Santa Clara em Coimbra. Dissertação de Mestrado em História da Arte, Património e Turismo Cultural. 2015. Edição da Universidade de Coimbra. Acedida em https://www.academia.edu/23902176/Os_Retabulos_da_Nova_Igreja_do_Mosteiro_de_Santa_Clara_em_Coimbra ...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.