Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A' Cerca de Coimbra



Quinta-feira, 05.11.20

Coimbra: Museu dos Transportes Urbanos 4

A terminar esta sequência de entradas, transcrevo um documento que elaborei, em 6 de dezembro de 2016, após uma visita que fiz ao que resta do Museu dos Transportes Urbanos de Coimbra.

Núcleo do Carro Elétrico

Não obstante o que de mau ali foi feito, a parte essencial do património histórico subsistiu a anos de abandono, facto que permite considerar a imediata reabertura do Núcleo. Importa, salientar os factos a seguir referidos.

1 – Trabalhos realizados depois da minha saída da CMC e até 2001

- Reinstalação parcial da exposição inicial.

- Inventariação, catalogação e fotografia das peças existentes.

- Elaboração de um anteprojeto – que inclui peças arquitetónicas – tendo em vista a apresentação de uma candidatura para financiamento, visando a instalação do Núcleo, nas condições museológicas, hoje exigíveis. 

Não me tendo sido facultado o acesso a esse documento, em conversa havida com as Técnicas da Divisão de Bibliotecas e Museus, Srªs. Dr.ªs Berta Duarte e Elizabete Carvalho, foi-me referido que o mesmo, com algumas atualizações, se mantem em condições de ser desenvolvido.

2 – Trabalhos realizados em 2004, aquando do encerramento do Museu para a instalação de um grupo de teatro, com o consequente abandono do projeto de candidatura a um financiamento

- Arrumação das peças de menor dimensão, separadas em tabuleiros por tipologia, os quais ainda se encontram, junto ao portão de acesso dos elétricos. Trabalho que foi realizado por uma equipa orientada pela Dr.ª Elizabete Carvalho e que incluiu antigos funcionários dos SMTUC.

 

Edificio onde funcionou o Museu dos Transportes Ur

Edifício onde funcionou o Museu dos Transportes Urbanos. Col. Carlos Ferrão

3 – Situação verificada em 06.12.2016

3.1 – Foi retirado o seguinte espólio:

3.1.1 – O truck/chassis e motores do elétrico nº 19 que permitia a compreensão do funcionamento do veículo, pelo que importaria tentar a sua recuperação. Esta peça teria sido cedida – emprestada, ou dada – ao Museu dos Elétricos de Sintra, onde está exposto;

 

thumbnail_Truck 79E SMC 19 - 1995(1).jpgTruck e motor elétrico quando expostos no Museu. Imagem cedida por Ernst Kers

 

120568997_3497549953637377_7564877325494554977_o.j

Truck cedido pela CMC ao Museu de Sintra, na atualidade. Foto Pedro Mendes

3.1.2 – O troleicarro n.º 21, que foi o primeiro deste tipo de veículos a circular em Coimbra. Embora já não no estado inicial, e que estará resguardado nas instalações dos SMTUC;

22.jpg

Troleicarro n.º 21, na forma inicial. Acedido em https://sites.google.com/site/transportesurbanosdecoimbra/troleis?fbclid=IwAR3LxP4hNcAFbz5jgs1nUW7uP2Q9CNauRFirgCfqx2q1Er25jNDyPtc5SPY

3.1.3 – O autocarro nº 8, de marca Volvo, dos anos cinquenta do passado século, de que se desconhece o paradeiro, depois de ter estado algum tempo na parada dos SMTUC;

3.1.4 – O carro torre utilizado na manutenção da rede aérea, de marca Hansa-Lyod, oriundo de Braga, em ordem ao qual haveria todo o interesse em voltar a integrar o património do Núcleo.

view 3.15.jpg

Carro-torre, a última fotografia conhecida, depois de ter integrado o acervo do Museu. Foto Pedro Mendes

3.2 – Foi desmontado:

3.2.1 – A rede aérea, a qual permitia quer a iluminação dos carros elétricos, quer a sua periódica movimentação;

3.2.2 – A central elétrica de produção da energia de alimentação da rede dos carros elétricos – a central da Alegria montada em 1910 – que estava contigua ao Núcleo, cuja desmontagem e dispersão classificamos como um grave atentado ao património da cidade. Dos equipamentos que a constituíam resta um gerador, sendo que desconhecemos o destino dos demais elementos. Importa salientar que a reposição, pelo menos, da iluminação dos carros elétricos, constituirá a principal dificuldade técnica a vencer para a reabertura do Núcleo;

3.2.3 – A bancada de trabalho, bem como os expositores que se encontravam colocados sobre a mesma, contendo as ferramentas específicas utlizadas para a manutenção dos carros elétricos.

3.3 – Novo espólio

Passou a integrar o património do Núcleo o já referido gerador da central da Alegria, que teria vindo, em 2010, do extinto Museu Nacional da Ciência e Técnica.

3.4 – Material da exposição «Cem anos da tração elétrica em Coimbra»

O material criado para esta exposição realizada no edifício Chiado, em outubro de 2011, nomeadamente fotografias de grande dimensão, foi reinstalado no Núcleo, sendo um bom ponto de partida para a sua reabertura.

3.5 – Renovação do espaço museológico

3.5.1 – O espaço museológico está carecido de uma limpeza geral face ao pó acumulado ao longo do tempo. Recordo que, no tempo em que fui Diretor do Museu, tive ocasião de obter a ajuda dos Sapadores Bombeiros que com agulhetas limpavam periodicamente o chão.

3.5.2 – Pelo Administrador dos SMASC foi afirmada a disponibilidade para a demolição do refeitório construído no espaço do Núcleo e sua consequente reintegração no mesmo.

3.5.3 – Seria, também, conveniente o alargamento das obras em curso de pintura das paredes exteriores às paredes interiores e janelas.

3.5.4 – Neste âmbito haverá – tendo em vista o que se refere no ponto 3.2.2 – que se proceder á revisão do sistema de iluminação.

4 - Conclusão

Julgamos possível, necessária e urgente a imediata reabertura do Núcleo do Carro Elétrico, numa situação similar, mas melhorada, relativamente ao que existia à data do seu encerramento, mas, agora integrado, no âmbito do Museu Municipal de Coimbra.

Julgamos importante e necessário o reativar do processo de candidatura ao financiamento da obra de fundo de que o Núcleo está carecido.

Rodrigues Costa

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Rodrigues Costa às 18:29


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Novembro 2020

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930