Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A' Cerca de Coimbra



Terça-feira, 15.11.16

Coimbra: Mosteiro de Santa Cruz, o processo construtivo dos seus edifícios

 Mosteiro de Santa Cruz então fundado naquele memorável ao de 1131.

A primeira pedra foi colocada no dia 28 de Junho – véspera da festa dos Santos Apóstolos – e tinha por finalidade perentória designar o nascimento visível da comunidade sediada na zona dos Banhos Régios, a pouca distância da muralha norte de Coimbra, com intuitos bem manifestos através da cisão havida no cabido catedralício, do qual um grupo de personalidades superiores preferiu sair, de modo que pudessem iniciar uma distinta maneira de vida, plenamente fiel às exigências cristãs e segundo critérios expressos na chamada «Regra de Sant’Agostinho», mas tipificada na «Regula Consensoria».

Na verdade, foram necessárias algumas décadas até se corporizarem os firmes anseios ocorridos a Dom Telo quando, no dealbar do século XII peregrinara pela Terra Santa ... quis aproveitar a situação para conseguir, em troca compensatória, receber o terreno dos almejados Banhos Reais ...  Bastou ser empossado no senhorio do sítio, para logo comprar ao bispo Dom Bernardo, por trinta morabitinos áureos, uma fonte de frescas águas abundantes, localizadas nas vizinhanças.

... Subsistem alguns vestígios arquitetónicos da notável igreja românica, que se pode conhecer e reconstruir através de vários restos construtivos e decorativos de valor excecional, porque realçam um saber qualificado verdadeiramente responsável pela solides das estruturas ainda visíveis, levantadas sob orientação técnica do mestre
Roberto

 

Dias, P. e Coutinho, J.E.R. 2003. Memórias de Santa Cruz. Coimbra, Câmara Municipal. Pg. 21 a 23, 59

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Rodrigues Costa às 18:31


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Novembro 2016

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930