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A' Cerca de Coimbra



Quinta-feira, 04.07.24

Coimbra: Locomotiva Coimbra

A locomotiva à qual veio a ser atribuído em Portugal, o nome de Coimbra e o número 10, foi construída em 1855, por uma empresa alemã criada por Georg Egestorff em 1835, da qual foi a obra número 83.

Locomotiva semelhante à Coimbra. Extraída de DieImagem de uma locomotiva semelhante à locomotiva Coimbra, extraída do livro “Die Entwicklung der Lokomotive”.

A empresa construtora era inicialmente designada por Eisen-und Maschinenfabrik Giesserei Hannover, e foi criada tendo em vista a construção de motores a vapor de pequeno porte, utilizados em máquinas agrícolas.

A partir de 1846 dedicou-se à construção de locomotivas para os caminhos de ferro do Estado de Hannover. Em 1870 já tinha capacidade para produzir e vender 500 locomotivas e, em 1871, mudou o seu nome para Hannoversche Maschinenbau AG, o qual ainda hoje é mantido, tendo a empresa se especializado na construção de veículos automóveis industriais.

A locomotiva Coimbra foi construída tendo em vista a sua apresentação na Exposição de Paris de 1855, numa tentativa de encontrar outros mercados para além dos estados alemães.

Segundo a imprensa da época, a ferrovia francesa tentou, sem êxito, a sua aquisição, mas a mesma viria a adquirida por Portugal em 1856.

Tecnicamente, é semelhante aos motores construídos pela Egestorff para o estado de Hannover e para a Brunswick Railways, com uma caldeira de tráfego misto 2-4-0, de cilindros externos.

Esta locomotiva foi uma das utilizadas em 1856, na viagem inaugural dos caminhos de ferro em Portugal.

Inauguração do caminho de ferro em Portugal 1.JP

Inauguração do caminho de ferro em Portugal 2.jp

Inauguração do caminho de ferro em Portugal 3.jp

Viagem inaugural dos caminhos de ferro em Portugal. Na primeira imagem visualiza-se a locomotiva Coimbra.

Imagens acedidas em: https://www.bing.com/images/search?view=detailV2&ccid=D6J9AE9z&id

Posteriormente, foi convertida para a bitola larga. Desde antes de 1883, é desconhecido o seu paradeiro.

Bas, G. Texto adaptado de uma publicação em 29 de outubro de 2022, com a epígrafe Alguns pensamentos sobre motores portugueses antecipados (parte 2), acedida em:

https://www.facebook.com/groups/1614960195255335/permalink/...

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por Rodrigues Costa às 11:02



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