Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A' Cerca de Coimbra



Terça-feira, 26.11.19

Coimbra. História breve de Coimbra, sua Fundação, Armas…

Numa edição patrocinada pelo Dr. Mário Torres acaba de ser reeditada a obra História breve de Coimbra, sua Fundação, Armas, Igrejas, Collégios, Conventos e Universidade.

Historia breve. Capa.jpg

Capa do livro ora editado

Historia breve. Contracapa.jpg

Contracapa do livro ora editado

Trata-se de mais uma iniciativa que Coimbra fica a dever ao Dr. Mário Torres e soma-se ao trabalho, tão meritório, que vem realizando destinado a divulgar factos e gentes da nossa Cidade.
Quero expressar o meu agradecimento por esta iniciativa, divulgando o que sobre a mesma é dito na badana do livro.

A «História breve de Coimbra, sua Fundação, Armas, Igrejas, Collégios, Conventos e Universidade, que em 1773 foi editada em Lisboa, na Oficina Ferreirinha, foi a «primeira publicação em ordem cronológica que expressamente se fizera sobre a história de Coimbra», no dizer de António Francisco Barata, que acrescenta que «do merecimento deste livrinho diremos apenas que ainda não houve quem escrevesse sobre a cidade de Coimbra ou que o não citasse ou que dele não mostre conhecimento».

Historia breve. Folha do rosto 01.jpg

Frontispício da edição de 1773 da História breve...

O nome que surge como seu autor Bernardo de Brito Botelho – é manifestamente um pseudónimo, permanecendo as dúvidas sobre a sua verdadeira identidade.
Generalizou-se o entendimento, com base em menções de Joaquim da Silva Pereira («Coimbra Gloriosa») e Diogo Barbosa Machado («Biblioteca Lusitana»), reproduzidas por Inocêncio Francisco da Silva («Dicionário Bibliográfico Português») que seria Frei Bento da Cunha, hipótese que é de rejeitar: o autor de «História Breve de Coimbra» apresenta-se como natural de Miranda do Douro, onde foi juiz dos órfãos, depois de se formar na Faculdade de Cânones da Universidade de Coimbra; Frei Bento da Cunha nasceu em Coimbra, em 1672, onde estudou no Colégio da Companhia de Jesus, e professou na Ordem da Santíssima Trindade, em Santarém.
O exemplar da primeira edição da «História breve» com anotações manuscritas seguramente feitas pelo seu autor, a preparar uma reedição, foi adquirido em Lisboa por António Francisco Barata, que, com base nele, promoveu, em 1873, a sua segunda edição, amplamente enriquecida com anotações da sua lavra, corrigindo inexatidões, suprindo falhas e atualizando informações.

Historia breve. Folha do rosto 02.jpg

Frontispício da edição de 1873 da História breve...

Reproduzem-se agora as duas edições (a primeira em «fac-simile»), que possibilitam o conhecimento, não só da história de Coimbra, mas como ela foi vista pelo seu autor original, em 1733, e pelo anotador em 1873.

Botelho, B.B. (pseudónimo). 1773 / Barata, A.F. (anotador da 2.ª edição). 1873. História breve de Coimbra, sua Fundação, Armas, Igrejas, Collégios, Conventos e Universidade. 2019. Lisboa, Edição de Mário Torres

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Rodrigues Costa às 11:16


Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Novembro 2019

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930