Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A' Cerca de Coimbra



Quinta-feira, 14.05.15

Coimbra, estórias sobre a sua fundação

… Nada mais há do que inverosímeis conjeturas sobre a remota fundação de Coimbra, nenhuma delas tendo alcançado até ao presente, o sufrágio unânime de estudiosos e investigadores.
… Ptolomeu e Pompónio Mella, socorrendo-se do nome de Conimbriga, atribuíram a sua fundação a Brigo, antigo rei da Espanha … Veio, porém, a concluir-se mais tarde que a terminação dos nomes em briga não tinha relação alguma com Brigo…
… Segundo outros escritores, a fundação da cidade seria atribuível a uma fação de túrdulos, constituída por colimbros, que teriam dado o nome de Colímbria.
… Versão diversa atribui a fundação … ao Hércules líbio, filho de Osíris, rei do Egito, inimigo implacável de todos os tiranos e malfeitores … que teria vindo à Península … no ano de 550 do dilúvio universal, aproximadamente 16 séculos A.C., e construiu muitas terras e castelos, fundando povoações e cidades, entre as quais Coimbra, onde se fabricou aquela torre de cinco cantos que naquele alto vedes e que ainda hoje chamam de Hércules.
… na versão do cisterciense Fr. Bernardo de Brito … No ano de 409 da nossa era … Ataces, rei dos alanos, teria tomado a Hermenerico, rei dos suevos a cidade de Conimbriga, que destruiu e arrasou … e teria vindo fundar nova cidade na margem direita do Mondego.
… Mas estas versões, que não são ainda tudo, desconheceram ou minimizaram a existência, desde recuado tempo, de dois agregados populacionais distintos … um na margem direita do Mondego, representado atualmente pela cidade de Coimbra, e outro na margem esquerda do mesmo rio, duas léguas e meia afastado daquele.

Loureiro, J.P. 1964. Coimbra no Passado, Volume I. Coimbra, Edição da Câmara Municipal, pg. 9 a 12

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Rodrigues Costa às 21:17



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Maio 2015

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31