Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A' Cerca de Coimbra



Quinta-feira, 05.01.17

Coimbra e as suas personalidades: António de Vasconcelos

O Doutor António Garcia Ribeiro de Vasconcelos nasceu ... em 1860 em S. Paio de Gramaços.

... Em 1878 matriculou-se na Faculdade de Teologia ... A 12 de Maio de 1886 defendeu conclusões magnas, que existem impressas, e a 27 de Junho doutorou-se, tomando como tema da sua dissertação ... uma tese sobre o divórcio.

... Em 1887 concorreu ao professorado, apresentando como dissertação um trabalho bíblico-linguístico sobre a «Pluralização da Linguagem. Por despacho de 26 de Maio, era nomeado para a regência das cadeiras de «Estudos Bíblicos» e «Direito Eclesiástico».

... Mas era a história que o havia de seduzir mais vincadamente ... Em 1894 apareceram os dois grossos volumes sobre «A Evolução do Culto de D. Isabel de Aragão».

... Também no Cartório da Universidade, que se encontrava em estado de total abandono, a sua devotada ação foi marcante ... foi com o Doutor António de Vasconcelos que se passou a uma fase nova da vida do Arquivo. Com o seu labor exaustivo e abnegado ergueu praticamente do nada uma obra que ficaria para sempre marcada pelo seu impulso decisivo. Nomeado em 1901 diretor do Arquivo, declarado pela primeira vez organismo autónomo, independente da secretaria, nele havia de trabalhar, incansavelmente até 1927. A série de incorporações que conseguiu fazer vieram a tornar o Arquivo da Universidade de Coimbra no segundo maior do País, tendo, além disso, feito dele um importante centro de estudos.

... Também a Capela da Universidade mereceu entranhado carinho, lutando com vigor e discrição para a defesa dos seus riquíssimos tesouros.

... Encerradas as matrículas na Faculdade de Teologia em 1910, viria ... a encetar uma nova fase da sua carreira ao serviço da Faculdade Letras, criada em 1911, da qual foi o primeiro diretor.

... Professor de História de Portugal, Paleografia, Diplomática, Epigrafia, Numismática e Esfragística, impôs-se pela sua vasta ciência e erudição, e pelos seus excelentes dotes pedagógicos e invulgares qualidades humanas.

... Jubilado em 1930 ... passaria a dedicar-se sempre com o mesmo afinco à investigação. Publicou, entretanto, os três volumes da «Sé Velha».

Mas o Doutor António da Vasconcelos exerceu também trabalho notável como sacerdote, ao serviço do Centro Académico da Democracia Cristã e do Refúgio da Rainha Santa, obra que criou, para só recordar algumas facetas da sua atividade sacerdotal.

... Em 1937 era nomeado presidente da Academia Portuguesa de História.

... No Verão de 1941 falecia aquele que dedicara uma vida inteira ao estudo, ao trabalho e à prática do bem.

Vasconcelos, A. 1987. Escritos Vários Relativos à Universidade de Coimbra. Reedição preparada por Manuel Augusto Rodrigues. Volume I e II. Coimbra, Arquivo da Universidade de Coimbra, pg. II-VI, do Vol. I

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Rodrigues Costa às 20:13


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Janeiro 2017

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031