Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Só muito recentemente tive conhecimento de um livro editado pelo Município em 2009, intitulado Inventário da Documentação de Turismo no AHMC, da autoria de Sandra Correia, com prefácio e coordenação de Mário Nunes.
Obra citada, capa
O objetivo pretendido com esta obra foi o da organização técnico-arquivista de um conjunto documental acumulado, pertencente ao Departamento de Cultura.
No prefácio da obra é afirmado que Os anos de 1923-1936 e 1937-1983 foram períodos importantes para a afirmação de Coimbra na área turística, para adiante acrescentar que A partir da década de oitenta, os Serviços de Turismo foram reestruturados e criou-se o Departamento de Cultura, Turismo e Espaços Verdes, que em 2002 passou, unicamente, a Departamento de Cultura, com o Turismo e os Espaços Verdes a autonomizarem-se em relação à Cultura.
Afirmações que apresentam erros de informação que, ainda que só agora, importa corrigir para memória futura.
Tendo sido o responsável por aqueles serviços no período de 1977 a 1988, relembro os seguintes factos.
Largo da Portagem, à direita, edifício onde funcionavam os Serviços Municipais de Turismo
- Em 1977, após concurso publico, fui nomeado Chefe dos Serviços Municipais de Turismo, num tempo em que ainda subsistia a Comissão Municipal de Turismo que, com orçamento dotado pelo Imposto de Turismo, apresentava anualmente à Câmara Municipal para competente aprovação quer o Orçamento e Plano de Atividades, quer o Relatório e Contas.
Edifício Chiado, onde funcionaram os Serviços Municipais de Cultura e Turismo. Foto Maria Helena Matos
- Em 1980, com a extinção das Comissões Municiais de Turismo e a assunção pelo Professor Doutor Jorge Nogueira Lobo de Alarcão e Silva das funções de Vereador do Pelouro da Cultura este veio a apresentar uma proposta de estruturação dos serviços, posteriormente revista e impressa, com o título Reformulação das Bases do Programa Cultural, pela qual foram criados os Serviços Municipais de Cultura e Turismo.
Reformulação das Bases do Programa Cultural, capa
- Em 1982, por força dessa alteração, após concurso para integrar a carreira de técnico superior, continuei a assegurar a direção dos mesmos, primeiro como Técnico Superior de 1.ª e, depois, por deliberação do Executivo Municipal, como Diretor dos Serviços Municipais de Cultura e Turismo.
- Em 1987, após nova reestruturação dos serviços que criou o Departamento de Cultura, Desporto e Turismo, passei a assegurar, em comissão de serviço, as funções de Diretor de Departamento, cargo que viria a suspender, a meu pedido, em 2 de janeiro de 1989.
Cerca de S. Bernardo, edifício onde funcionaram os serviços centrais do Departamento de Cultura, Desporto e Turismo. Imagem acedida em https://bussola-pt.com/123004/a-escola-da-noite-grupo-de-teatro-de-coimbra
Assim, sem esquecer o papel que na área dos espaços verdes tiveram as Comissões de Iniciativa e Turismo, a evolução foi: Serviços de Turismo, Serviços Municipais de Turismo, Serviços Municipais de Cultura e Turismo e Departamento de Cultura, Desporto e Turismo, nos quais nunca estiveram integrados os Espaços Verdes.
Correia, S. Inventário da Documentação do Turismo do Arquivo Histórico Municipal de Coimbra AHMC. Prefácio e coordenação de Mário Nunes. Apresentação e orientação de Paula França. 2009. Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.