Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A' Cerca de Coimbra



Segunda-feira, 25.04.16

Coimbra: conflitos do Cabido da Sé com o bispo D. João Mendes de Távora 2

Aos vinte, E hum dias do mês de Dezembro de 1638... acabada a prima E terça no Choro de sima E decendo o Cabido, E mais Beneficiados pera a Cappella mor, e Estando todos assentados nella; subio ao púlpito hum Cappellaõ do senhor Bispo Conde, E antes de se começar a Missa leo hum papel, que continha o seguinte.

... fazemos saber, que desejando nós que se guarde inteiramente o Ceremonial Romano, julgamos, que era coueniente atalhar alguns abuzos, que de poucos anos a Esta parte se tem começado a introduzir nesta nossa Igreja. E porque hum deles he vzarem de murça os Dignidades, Conegos, E meos Conegos da nossa See despois do falecimento do ... nosso predecessor , sendo o vzo de murça taõ preuiligiado, que so podem vzar della os Bispos nas suas próprias dioceses: Mandamos sob pena de excomunhão ipso facto incurrenda, que de hoje em diante Nenhuã pessoa de qualquer qualidade, ou dignidade, que seia possa vzar mais de murça, E em particular o mandamos a todos os Ecclesiasticos da nossa See sob a ditta pena de excomunhaõ ipso facto incurrenda, E pera podermos ao diante proceder, lhes assinamos desde logo tes horas distinctas pelas três Canonicas admoestacois: E alem da ditta penna de excomunhaõ ipso facto incurrenda, mandamos ás sobreditas pessoas que assi o cumpraõ sob penna de cem cruzados aplicados pera a Bulla da Cruzada por cada uez, que qualquer das ditas pessoas puzer murça; E pera vir á noticia de todas, mandamos que esta se lea na nossa See, E se fixe o treslado nas portas della.

... Chegando quem lia este papel às palavras, que na lauda atrás estaõ assinadas, se leuantaraõ todos os senhores Beneficiados dizendo que ante omnia appellauaõ de todas E quais quer Censuras, ou Ordens, que o Snõr Bispo mandasse notefiquar no ditto papel E se sahiraõ do Choro E se fez Cabido aonde se ... assentou que este negocio se cõmunicasse ao Sñor Doutor Goncalo Aluo Godinho E aos letrados da caza pera que com seu parecer se rezoluer de todo este negocio.

O secretário deixou largo espaço em branco para registar a resolução do Cabido, mas nunca a lançou.

Informação : Murça é uma veste era usada pelos cónegos por cima da sobrepeliz.

Almeida, M.L. 1973. Acordos do Cabido de Coimbra. 1580-1640. Separata do Arquivo Coimbrão. Vol. XXVI. Coimbra, Biblioteca Municipal de Coimbra. Pg. 358 e 359

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Rodrigues Costa às 10:02


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Abril 2016

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930