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A bela Capela de São Miguel – planeada e dirigida pelo arquiteto-pedreiro Marco Pires entre 1517 e 1522, e ainda com o belíssimo portal de estilo manuelino – oferece ao olhar do visitante, além do órgão barroco com «chinoiserie» (1737) e outras preciosidades de arte móvel, um dos melhores retábulos portugueses da «Contra-Maniera».
Universidade. Capela de S. Miguel, retábulo. Imagem acervo RA.
Universidade. Capela de S. Miguel, portal estilo manuelino. Imagem acervo RA.
Universidade. Capela de S. Miguel, órgão. Imagem acervo RA.
A documentação remonta a 4 de Agosto de 1612, quando a Reitoria encomenda a Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão a pintura do «Retabollo novo que ora a Univ.de mãda fazer na sua capella». Uma das recomendações especificadas respeita ao retábulo do Mosteiro de Santa Cruz, ao pedir-se que «as quaes pinturas elles farão com toda a perfeição e industria posivel de muito bons óleos & tintas tudo muito fino & de muito espírito de tal maneira que eiscedam as pinturas do retabollo de stª Cruz que ora fizerão».
…. Existe no Museu de Arte Sacra da Universidade de Coimbra, procedente do Colégio da Companhia de Jesus, onde deu entrada por oferta sua, um ciclo de oito tábuas da transição do século XVI para o XVII com a História de Tobias, de alto interesse iconográfico: a viagem de Tobias à Terra dos Medos (no ano 705 a C. segundo a tradição) constitui tema fascinante do maravilhoso bíblico.
Vida de Tobias 1. Op. cit., pg. 37
Vida de Tobias 2. Op. cit., pg. 38
Vida de Tobias 3. Op. cit., pg. 39
…. Neste ciclo da Vida de Tobias, pintado acaso por Mateus Coronato, o seu criado pintor. As razões que levaram a escolher tema tão complexo, afastado dos ditames tridentinos de decoro e clareza, revelam-se no seu simbolismo, que se prestava a cor relações na retoma do maravilhoso pré-cristão e a fórmulas gratulatórias ligadas a ex-votos propiciatórios de boas viagens.
…. A obra que encomenda em fim do século XVI com passos do Livro de Tobias seguiu um esquema de narração contínua, ciclo narrativo didascálico em sucessivos desdobramentos, apto a contar uma história de imagens em sequência, com acúmulo de detalhes que se distribuem em subtemas necessários à compreensão.
Serrão. V. A Universidade de Coimbra e as Artes. Uma dimensão do sublime. Acedido em:
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