Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A' Cerca de Coimbra



Quarta-feira, 16.03.16

Coimbra: A Casa do Artesanato da Região de Coimbra

A CARC, criada por Fernando Rodrigues Costa, diretor dos serviços municipais de Turismo, foi uma das primeiras entidades a promover artesãos e atividades artesanais com um programa coerente de iniciativas de que se destacam exposições temáticas – e lembro a de 1978, sobre a tecelagem de Almalaguês, ou a de 1980 sobre os Barros Pretos de Olho Marinho (com texto de Alberto Correia) - com artesãos a trabalhar junto dos visitantes, recriando as condições das respetivas oficinas.
Mas também a organização de um espaço de venda das produções artesanais mais emblemáticas, primeiro no edifício Chiado, posteriormente na Torre de Anto constituiu um domínio de intervenção da CARC, bem como o apoio à participação de artesãos em feiras, quer nacionais quer internacionais. Na ocasião, esse apoio, além de financeiro e logístico, exercia-se em domínios tão privados como a obtenção do consentimento dos maridos para que permitissem a ida das suas mulheres a ida à Feira de Vila do Conde ou outra qualquer feira.
… A Casa do Artesanato da Região de Coimbra, que apostava no associativismo dos artesãos, poderia ter significado para Coimbra e sua região o que o CRAT (Centro Regional de Artes Tradicionais, Porto) significou e significa para o Artesanato Português – e, nesse pressuposto, ainda houve contactos entre as duas instituições, trocando informações sobre estatutos, financiamento e modo de funcionamento. Todavia, acabou por se reduzir a um posto de vendas instalado na Torre de Anto, que durou até aos finais da década de 90 e todo o trabalho de estudo e reflexão iniciado logo em 1976/77 se gorou, apesar da dos seus auspiciosos começos em ligação a uma entidade universitária e mobilizando gente muito motivada e capaz.
Mas, em 1979, o tempo era ainda de esperança e os técnicos que se encontravam na “Casa do Artesanato da Região de Coimbra”, mostram bem, no “trabalho coletivo” que apresentaram no Colóquio, e a que chamaram “O necessário papel das Autarquias Locais na defesa do Artesanato” (páginas 57 a 61), o quanto acreditavam no projeto. De todos os nomes que poderão ter estado ligados à CARC é de elementar justiça mencionar o de Berta Duarte que, sempre que lho permitiram, desenvolveu trabalho empenhado no âmbito das Artes e Ofícios.
Numa altura em que praticamente não existiam serviços que, de algum modo se ocupassem com o sector de atividade a que hoje chamamos Artes e Ofícios, os funcionários públicos que acorrem ao Colóquio, fazem-no, não por razões diretamente relacionadas com a sua vida profissional, mas, e não arrisco muito ao afirmá-lo, por gosto pessoal, por considerarem o tema interessante, uma novidade, porventura, uma oportunidade de desenvolverem trabalho numa área tão específica e que apreciavam.

Pires, A. (2008). Um colóquio. Um livro. Um ponto de partida. In Mãos – revista semestral de artes e ofícios. N.º32 - Jul/Dez 08

A Casa do Artesanato da Região de Coimbra, iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, através dos Serviços Municipais de Turismo, visa a preservação e divulgação do artesanato da região... desenvolve a sua atividade através de: Sala Museu, repositório objetos e ferramentas; Oficina, onde pela presença de diversos artesãos se procura divulgar as diferentes técnicas artesanais; Posto de Vendas, dedicado à venda dos artigos produzidos.
Desde o início, registou esta Casa um grande afluxo de turistas, particularmente estrangeiros, interessados no artesanato da nossa região... para o Inverno voltámo-nos para um novo campo – o didático ... o primeiro grupo de jovens que visitaram a Torre aproveitando a presença de um artesão... foi um desencadear de perguntas a eu o Artesão respondia prontamente, feliz por se ver rodeado daquela miudagem ávida de aprender.

Casa do Artesanato da Região de Coimbra. 1979. O necessário papel das Autarquias Locais na defesa do Artesanato. In Actas do Colóquio sobre o Artesanato. 1982. Coimbra, Gráfica de Coimbra. Pg. 58 e 59

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Rodrigues Costa às 10:00


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Março 2016

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031