Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A' Cerca de Coimbra



Terça-feira, 16.08.16

Coimbra: o Chafariz dos Olivais

O Chafariz dos Olivais existe ... no largo do adro da Igreja de Santo António dos Olivais.

É composto por um grande tanque no centro e dois mais pequenos a ladear o primeiro.

A sua arquitetura á simples, tendo apenas um baixo-relevo a contornar o frontispício do tanque principal. As costas, voltadas para a Igreja, contêm um painel de azulejos em azul, em que se pode ver a figura de um frade, talvez frei António, ajudando uma figura feminina que transporta uma bilha de água.

Com o arranjo urbanístico de todo o conjunto do largo fronteiriço à vistosa escadaria da Igreja, que incluiu o alteamento das ruas, efetuado em 1996, foi alterado o acesso ao chafariz. Este acesso faz-se agora por umas escadas, em formato de “U”, sendo necessário descer cinco degraus para chegar à única torneira.

Não é conhecida a data da sua construção e é possível que tenham existido anteriormente este ou mais chafarizes, pois, conforme é referido no Inventário Artístico de Portugal, “... na parte escarpada e a meio do vale por onde foi a cerca do convento de Santo António dos Olivais, há uma nascente dentro de uma pequena construção quadrada, com cúpula hemisférica de tijolo, amparada na parede da capela mor por meio de um arco. Abaixo da capela vê-se um mascarão fontanário e imediatamente, noutro piso, um tanque de abundante água.”

Situa-se a poente e imediatamente a seguir à Capelinha do Cristo dos Olivais, de João de Ruão.

 

Lemos, J.M.O. 2004. Fontes e Chafarizes de Coimbra. Direção de Arte de Fernando Correia e Nuno Farinha. Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra. Pg. 82 e 83

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Rodrigues Costa às 16:38



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Agosto 2016

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031