Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A' Cerca de Coimbra



Terça-feira, 29.11.16

Coimbra: O burgo de Celas

Celas é atualmente uma zona “característica” da urbe... Este sistema urbanístico... teve início no século XIII, altura em que decorria também o processo de formação do arrabalde. É um núcleo contemporâneo da cidade principal que, depois de vingar alguma concentração habitacional, funcionou como um burgo que gravitava em torno de um núcleo maior... O suporte institucional era dado pelo Mosteiro fundador do burgo. A importância das ordens religiosas era grande, uma vez que “comandavam” a comunidade que agregavam, orientavam funções, mantinham ações de manutenção e controlo do território e funcionavam como elemento agregador material e espiritual. Mantinham a comunidade unida, ajudando-a em tempos de crise e colaborando no sistema do quotidiano.

... O Burgo na sombra do Mosteiro. O Mosteiro de Santa Maria de Celas é fundado por D. Sancha, filha legítima de D. Sancho I de cognome de Povoador, em data anterior a 1213. O local chamava-se Vimarannes ... A importância do Mosteiro foi notória para a formação deste aglomerado. Com hábitos quotidianos característicos, esta comunidade adquiriu uma identidade característica, presente na organização da comunidade e do espaço por ela habitado.

Todo o burgo, com seus quintais, estava perfeitamente delimitado por 25 marcos com a inscrição epigráfica «CELAS» e ainda por um muro. Todo o domínio do Mosteiro de Celas confrontava com terras de instituições religiosas, o que comprova o poder institucional das ordens que ocupavam e regravam grande parte do território. 

No século XVI, houve grande desenvolvimento do burgo. A população residente participava nas construções dos colégios universitários que cresciam na cidade consolidada, fornecendo mão-de-obra para os trabalhos. Contribuíam, desta forma, para o crescimento urbano, mostrando a gradual importância dos burgos envolventes para o desenvolvimento do núcleo principal. No final do século, a zona crescera e redefinira-se e a sua população duplicou.

Em finais do século seguinte, o Mosteiro recolhia 120 freiras e aproximadamente o mesmo número de encostadas, mulheres que viviam como ajudantes da comunidade. O Burgo de Celas ficava todo dentro dos limites do Mosteiro e era habitado, em 1740, por 53 famílias, perfazendo uma população que ultrapassava os 200 habitantes que residiam em 63 casas de sobrado e 36 casas térreas com suas alfaias e seus animais domésticos, mediante o pagamento ao Mosteiro em bens e géneros. O aglomerado de Celas estava, assim, perfeitamente assinalado e englobado na extensão da cerca do Mosteiro.

Atualmente, ocorre uma situação contrária, pela falta de limites morfológicos, não se reconhecendo mais a forma do seu tecido.

Em 1889, a sua integração no território citadino carecia apenas da construção de uma estrada ligando-a à Praça da República. Assim que ela fosse aberta, ficaria bordada de edificações. É o exemplo de uma expansão acumulativa em que, após traçado um eixo, em forma de arruamento, logo nascem edifícios a conformá-lo...Foi o processo de junção do burgo com a cidade, iniciado com o plano da Avenida Sá da Bandeira... Nos anos 40 do século XX, Celas era descrito como um bairro residencial periférico, na extensão Nordeste da cidade. Era “um conjunto de casas antigas a rodear o convento, formando um lugar urbano pitoresco”. A sua ocupação acentuou-se nos anos 30, quando a ruralidade da zona Norte da cumeada se alterava significativamente, graças ao elevado ritmo de construção nas décadas de 40 e 50.

Ferreira, C. 2007. Coimbra aos Pedaços. Uma abordagem ao espaço urbano da cidade. Prova Final de Licenciatura em Arquitectura pelo Departamento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, orientada pelo Professor Arquitecto Adelino Gonçalves, p. 57-60

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Rodrigues Costa às 21:55



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2016

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930