Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A' Cerca de Coimbra



Terça-feira, 14.02.17

Coimbra e a Arquitetura Revivalista 4

Apenas uma casa na Rua Oliveira Matos e um varandim inserido noutra da Lourenço Almeida de Azevedo são neomudéjares.

A primeira, de dois pisos, é caracteristicamente coroada por ameias de inspiração árabe. Na zona cimeira as aberturas apresentam a forma de arco ultrapassado e encontram-se envolvidas por arabescos de gosto orientalizante. As janelas do andar térreo são geminadas e ladeiam a porta de entrada, enquanto que, na parte superior, se destaca, ao meio, uma varanda saliente com gradaria de pedra lavrada no mesmo gosto, ladeada por janelas simples. A completar a ornamentação da fachada podem observar-se painéis de azulejo dentro do tipo sevilhano.

Casa Oliveira Matos.jpg

O varandim (da casa da Rua Lourenço Almeida de Azevedo) é ainda mais simples e quase passa despercebido aos menos atentos.

Casa R Lourenço A Azevedo.jpg

Trata-se de dois modestos exemplares a refletir gosto exótico; o da Rua Oliveira Matos parece ter sido desenhado pelo proprietário e o outro é da autoria (atribuída) do Arquiteto Silva Pinto. Possivelmente são o produto do desejo dos donos das moradias em questão, talvez influenciados pelo que lhes era dado observar no estrangeiro.

Devido à fraca qualidade dos modelos existentes ou, mais ainda, por se encontrar desenquadrado, o certo é que o neomudéjar não teve impacto no ambiente artístico local, tal como aconteceu com os dois belos exemplares neobarrocos que subsistem na cidade. De qualquer forma são estilos que se encaixam dentro desse ecletismo praticado pelos artistas mondeguinos no limiar do século.

Anacleto, R. 1982. Arquitectura Revivalista de Coimbra. In Mundo da Arte, 8-9. Coimbra, 1982, p. 3-29.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Rodrigues Costa às 09:08



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728