Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A' Cerca de Coimbra



Terça-feira, 03.10.17

Coimbra: Colégio de Tomar ou de Nossa Senhora da Conceição

Os freires da «Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo», vulgarmente chamados de Tomar, por ali terem a sua casa-mãe, resolveram criar um convento da sua Ordem em Coimbra, e nele um Colégio universitário para os freires que seguissem os estudos superiores... Em julho de 1556... os superiores do convento de Tomar enviassem imediatamente para Coimbra 20 freires da Ordem, a fim de darem começo ao Colégio ... no mês de agosto seguinte instalavam-se provisoriamente nas casas onde funcionava o Colégio de S. Jerónimo.

... aí por 1560, resolvem construir fora da cidade o seu Colégio, nuns cerrados, cuja aquisição se lhes proporcionara... A 6 de maio de 1566, principiaram a abrir-se os alicerces para o novo grande edifício, que eu ainda conheci, no local onde se ergueu, no último quartel do séc. XIX, a mole hirta e antiestética da Penitenciária. No dia 9 do mesmo maio foram solenemente postas as 1.ªs pedras, e os freires vieram para ali, albergando-se provisoriamente numas casas que lá havia, e depois sucessivamente iam aproveitando as partes do novo edifício que se construíram.

Colégio de Tomar.jpg

Colégio de Tomar

 As obras prosseguiram lentamente, mas com grandeza, e delas resultou um «edifício suntuoso e de grandes proporções, e a igreja de magnifica arquitetura, uma das mais belas e perfeitas de Coimbra».

Finalmente, decorridos quase cento e quarenta e sete anos desde o início da obra, é que esta veio a ter o seu complemento.

... O templo colegial era duma única nave, e visto do exterior impunha-se desde logo pela nobreza da sua fachada, ladeada por duas torres.

... Nem o mais leve vestígio nos indica atualmente que ali, naquele local, se erguia... um importante edifício... É até o único dos vinte e três Colégios universitários, de que nada resta, a não serem umas insignificantes relíquias de museu... que se guardam  no Museu de Machado de Castro...  o globo rematado pela cruz de Cristo, tudo de cantaria, que terminava o frontão da fachada da igreja... umas grimpas de ferro com a mesma cruz da Ordem, que se erguiam sobre as torres.

... Extinto em 1834... ficou o edifício abandonado durante algum tempo, e exposto aos vandalismos e rapinagem da populaça, que o saqueou à vontade, sem intervenção repressiva das autoridades: um saque em forma, que se prolongou durante anos.

... 15 de setembro de 1841, foi cedida à Câmara parte da cerca do Colégio, para nela construir o cemitério municipal... os peritos levantaram dúvidas sobre a colocação ali do cemitério, por julgarem o lugar impróprio.

... 19 de janeiro de 1852, a venda em hasta pública do edifício de Tomar e sua cerca ... pela ridícula quantia de 2.520$500 reis.

... Pensou-se então na construção duma cadeia distrital .... 4 de Outubro de 1873.

Planta penitenciária com implantação C Tomar.jp

 

Planta da localização do Colégio de Tomar

... Mais tarde passou para a posse do Governo, que o fez demolir integralmente, e construir no seu lugar a Penitenciária.

Vasconcelos, A. 1987. Escritos Vários Relativos à Universidade de Coimbra. Reedição preparada por Manuel Augusto Rodrigues. Volume I e II. Coimbra, Arquivo da Universidade de Coimbra, pg. 248-255, do Vol. I

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Rodrigues Costa às 19:28



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Outubro 2017

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031