Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A' Cerca de Coimbra



Terça-feira, 02.08.16

Coimbra: a Fonte de Celas

A Fonte de Celas, também designada antigamente por “Fonte d’El Rei”, é uma das mais belas fontes construídas na cidade de Coimbra e seus arredores.

Encontra-se situada à entrada do antigo burgo de Celas, na estrada que lhe dá servidão da parte da cidade, Rua Bernardo de Albuquerque, contra a parte sul. A obra arquitetónica é do séc. XVIII, do tempo de D. José.

Ficava em plano inferior ao da rua, sendo necessário descer duas escadas paralelas, de dezoito degraus (três de acrescento posterior, em virtude dum rebaixe do terreno), com guardas plenas, da mesma época.

Composição arquitetónica simples: quatro pilastras lisas (com maior avanço as centrais e o plano intermédio); frontão curvilíneo sobre a parte medial, e acrotérios na perpendicular das pilastras. Tem a meio um grande escudo com as armas da nação portuguesa, envolvido em largos ornatos.

Num grande rótulo, imediatamente abaixo, está gravada a seguinte epígrafe:

HUNC POPULO JUSSIT MANARE JOSEPHUS:

HOCQUE EMOR PATRIAE TOLLERE JUSSIT OPUS.

QUALIS ALIT SPARSO PELICANUS SANGUINE PULLOS

SPARSIS SIC OPIBUS NOS BEAT IPSE JOSEPH.

ANNO REGNI XI ER CRISTI.MDCCLXI

Já no basamento ficam dois mascarões por onde, originariamente, era lançada a água ... “A água provém de uma mina que tem a sua origem numa propriedade contígua e são três as ramificações que alimentam a fonte. Os sobejos dessa água, quando os havia, eram canalizados para a cerca pertencente ao “Real Mosteiro de Santa Maria de Celas, de Vimarães, da Ordem de S. Bernardo”

Lemos, J.M.O. 2004. Fontes e Chafarizes de Coimbra. Direção de Arte de Fernando Correia e Nuno Farinha. Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra. Pg. 46 a 49

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Rodrigues Costa às 22:48



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2016

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031